segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Princípios: Trollando os trolls

Entederia errado o propósito deste blog quem enxergasse nele apenas mais um convide à baderna na internet. Na verdade, é exatamente o contrário disso.

A internet trouxe a possibilidade real de que pessoas inteligentes e bem-formadas (pessoas que efetivamente têm algo a contribuir) pudessem interagir entre si e compartilhar os seus conhecimentos, deixando-os ao alcance de todos na rede. Isto é uma coisa maravilhosa.

No entanto, como em todos os lugares do mundo, existem os espíritos-de-porcos que estão preocupados somente em impôr a sua própria opinião, pouco importando se ela é verdadeira ou falsa, pouco importando se ela é útil ou nociva. Nas ferramentas de construção colaborativa de conhecimento - como os fóruns, os blogs e as redes sociais - eles se apresentam (velada ou abertamente) como trolls.

Um troll de internet é "uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão, provocar e enfurecer as pessoas envolvidas nelas". São os picaretas intelectuais que se empenham em impossibilitar as boas discussões, soterrando-as sob o lixo de futilidades, de generalizações apressadas, de mudanças de assuntos, de falsas analogias, de piadas sem graça, em suma de argumentos ad auditores capazes de cativar a atenção (e não raro a simpatia) dos leitores ao melhor estilo "estar certo é fazer os seus ouvintes concordarem com você".

Tradicionalmente os trolls foram combatidos com a máxima DON'T FEED THE TROLLS ("não alimente os trolls"), significando que eles deveriam ser simplesmente ignorados. A proposta deste blog é o oposto desta: alimente os trolls com o mesmo veneno deles, até que eles morram. Não evite a discussão, discuta; mas discuta da mesma maneira que eles fazem.

Entendemos que é às vezes mais interessante trollar os trolls do que ignorá-los por alguns motivos, a saber:

1. Um troll é uma pessoa de carne e osso como cada um de nós, que tem recursos como tempo e paciência limitados. Logo, enquanto ele estiver se defendendo da trollagem ele não estará trollando em nenhum outro lugar, contribuindo assim para a manutenção de uma internet mais limpa.

2. O grande trunfo dos trolls (além, é claro, de destruir a discussão) é o impacto psicológico de suas afirmativas nos leitores. Ora, não precisamos deixar este impacto positivo (o gostinho de "ter vencido o debate", de ter "dado a última palavra", etc.) nas mãos dos vândalos intelectuais. Também nós podemos "jogar para a platéia" e angariar a simpatia do público: se não pela clareza do raciocínio e da argumentação, ao menos arrancando o (imerecido) troféu das garras dos picaretas.

3. Não há nada a perder quando se responde a um troll com as mesmas armas dele. Na melhor das hipóteses o jogo vira a nosso favor e, na pior delas, ambos os debatedores ficam sem credibilidade - o que já é bastante positivo para nós, porque neutralizamos o ataque troll original.

Nós não somos os bandidos. Ao contrário, nós lutamos por uma internet de qualidade. Se utilizamo-nos de princípios pouco nobres, é unicamente para impedir que os trolls dominem tudo, é somente para contê-los e conter o impacto negativo de sua participação nefasta na internet. Direito tem quem direito anda, e merece respeito quem respeita os outros. Os picaretas, que sejam tratados com picaretagem. Abrace você também esta idéia e seja um BODE TORTO, o terror dos vigaristas intelectuais.

Sem comentários:

Enviar um comentário