quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Manual do Bode Torto I: O Bode Questionador

Este é um dos bodes mais simples de ser representado. A sua máxima é: faça perguntas, ignore as respostas. As perguntas podem ser simples ou mais intrincadas, podem ser relevantes ao assunto tratado ou podem guardar com ele apenas uma vaga analogia: tanto faz. Este bode se aproveita daquela verdade universal que diz que, para a esmagadora maioria dos casos, dá muito mais trabalho responder a uma pergunta do que fazê-la. Com isso nós conseguimos fazer com que o vândalo esgote as suas energias elaborando a resposta à pergunta (ou, se ele não responder, fazemos entrar em cena o Bode Acusador para dizer que ele não responde a nenhuma das perguntas que lhe são feitas: o resultado prático é o mesmo), exatamente como ele faz conosco.

----------

Exemplo de emprego do Bode Questionador, em uma discussão sobre política:

PICARETA: Tudo isto é uma grande bobagem, temos que ser contra esta nefasta influência americana neoliberal que tem interesse em fazer com que os países do Terceiro Mundo continuem a ser subdesenvolvidos e explorados.

BODE QUESTIONADOR: E por acaso os Estados Unidos são um país neoliberal? Além disso, por qual motivo o neoliberalismo exigiria que os países do Terceiro Mundo continuassem subdesenvolvidos?

PICARETA: Todo mundo sabe que os Estados Unidos são o maior representante global do Neoliberalismo, e interessa a este modelo econômico manter os países do Terceiro Mundo em seu subdesenvolvimento exatamente porque ele trabalha com a lógica capitalista de mercado, que exige a existências dos explorados para que os exploradores possam prosperar na vida.

BODE QUESTIONADOR: E como é possível que os Estados Unidos seja representante deste modelo Neoliberal se o presidente é o Obama?

PICARETA: Bom, a eleição do Obama representou de fato uma grande vitória popular, mas não podemos nos esquecer de que os Estados Unidos são, histórica e institucionalmente, um país onde o Neoliberalismo lançou as suas raízes mais profundas e...

BODE QUESTIONADOR: Então o Obama é um expoente do Neoliberalismo?? É isso??

PICARETA: O Obama não é um expoente do Neoliberalismo! As coisas, no entanto, são um pouco mais complicadas. A atuação externa de um país deve ser classificada historicamente, de acordo com a política tradicionalmente utilizada nas suas relações internacionais.

BODE QUESTIONADOR: Eu quero é saber por qual motivo os Estados Unidos são um exemplo de país neoliberal. Além disso, a lógica capitalista de mercado não exigiria que os países consumidores tivessem dinheiro para consumir e, portanto, que eles se desenvolvessem?

PICARETA: Eu já disse que os Estados Unidos são um exemplo de país neoliberal, porque, historicamente, as suas relações internacionais foram marcadas pela filosofia neoliberal, a qual, como já explicado, exige que o mundo seja dividido entre exploradores e explorados, como condição necessária para a produção e o acúmulo de riquezas. Você vai por acaso negar que os Estados Unidos são um dos países mais ricos do mundo?

BODE QUESTIONADOR: Por favor, aponte as características neoliberais dos Democratas americanos, partido do presidente Obama, para justificar a sua tese de que os Estados Unidos são um país Neoliberal. Além disso, não lhe parece óbvio que se o país for pobre ele não vai conseguir comprar os produtos dos países desenvolvidos e, portanto, o lucro que eles estão esperando não virá? Qual a lógica disso?

PICARETA: !! OS DEMOCRATAS AMERICANOS NÃO SÃO NEOLIBERAIS. E isto que tu estás falando é exatamente uma das grandes contradições intrínsecas do Capitalismo, e é exatamente por isto que ele está fadado a ruir e ser substituído pelo Socialismo.

BODE QUESTIONADOR: Mas como assim? Se os Democratas não são Neoliberais e o presidente americano é um democrata, como é que tu estás dizendo que os Estados Unidos são um país Neoliberal? Além disso, o que tem a ver a tal "influência neoliberal americana" que tu falaste acima? Se ser "neoliberal" for ser explorador, parece-me bastante óbvio que um país explorador não vai querer influenciar outros países a serem exploradores também, como a história demonstra fartamente.

PICARETA: O fato do país ser neoliberal independe do seu presidente! Tem a ver com as contingências históricas e sócio-culturais nas quais ele se desenvolveu!

BODE QUESTIONADOR: Se o país ser neoliberal ou não independe completamente do seu presidente, por qual motivo vocês comemoraram tanto a eleição do Obama? Se não é o governo do país que faz ele ser neoliberal, então é o quê? E como é possível que o neoliberalismo dos países ricos queira manter os países pobres se tais países precisam de dinheiro para comprar os produtos dos países ricos?

----------

E assim sucessivamente. A idéia é bombardear o picareta com perguntas e mais perguntas, sem dar a menor atenção para as respostas que são dadas a menos que elas sirvam para elaborar ainda mais perguntas. Em resumo: todo o conteúdo da conversa deve ser ignorado, à exceção daquilo que servir para produzir mais perguntas.

O Bode Questionador pode ficar ainda mais efetivo se ele souber:

- Fazer perguntas indiretas, simplesmente assumindo que o seu interlocutor disse alguma coisa; quanto mais absurdas forem estas perguntas, melhor.

- Identificar o ponto onde o seu interlocutor é "mais forte" (ou seja, o ponto que ele mais se esforçou para responder) e, volta e meia, retornar a este ponto, de preferência com "perguntas indiretas", dando a entender que ele não explicou nada sobre o tema.

- Multiplicar as perguntas, puxando novas perguntas a partir das respostas do seu interlocutor. Quanto mais confusa estiver a discussão, melhor. Aí, lá para as tantas, o Bode Questionador retoma uma pergunta feita lá atrás que passou despercebida, jogando-a junto com as outras para cima do picareta até que ele, simplesmente, não consiga lidar com todas elas.

Com esta simples atitude (que fica ainda mais mortífera quando combinada com outros tipos de bodes), um Bode Torto é capaz de neutralizar a pseudo-sapiência do vigarista intelectual e impedi-lo de disseminar a desinformação na internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário